ICMS – Aumento das alíquotas em SP começa valer dia 15 de janeiro

O Decreto nº 65.253/2020, que regulamenta parte do Pacote de Ajuste Fiscal instituído pela Lei nº 17.293/2020, criou a figura do complemento do ICMS no Estado de São Paulo.

A figura do complemento do ICMS,  vai elevar em até 34,28% a alíquota do imposto das operações com mercadorias no Estado de São Paulo a partir de 15 de janeiro de 2021.

De acordo com as alterações promovidas no Regulamento do ICMS pelo Decreto nº 65.253/2020, o contribuinte paulista que calcula hoje nas operações internas:

7% a título de ICMS passará a calcular 9,4%; e

12% a título de ICMS passará a calcular 13,3%.

Este mesmo Decreto reduziu de 25% para 12% a alíquota do ICMS do querosene de aviação destinado a empresas de como fazer uma loja virtual transporte aéreo regular de passageiros ou de carga, desde que observado disposto no § 6º do artigo 54 do RICMS/00.

O que determina o § 6º:

A alíquota prevista neste artigo aplica-se, na hipótese do inciso XX, somente às operações destinadas a empresas de transporte aéreo regular de passageiros ou de carga que, por meio de operações próprias ou contratos comerciais firmados com terceiros, atendam as condições e prazos para sua implementação estabelecidos em ato do Poder Executivo que especifica, entre outros requisitos, o número mínimo de voos regionais que devem ser operados por essas empresas.”; (Parágrafo acrescentado pelo Decreto 65.253, de 15-10-2020, DOE 16-10-2020; efeitos a partir de 15 de janeiro de 2021).

Pacote de Ajuste Fiscal autorizou aumentar a carga tributária do ICMS em SP

O Pacote de Ajuste Fiscal do ICMS, prevê elevar a carga tributária das operações hoje beneficiadas com carga tributária menor que 18%.

O aumento do imposto no Estado de São Paulo, foi autorizado pela Lei nº 17.293/2020, que aprovou o  Pacote de Ajuste Fiscal.

De acordo com o art. 22 da Lei 17.293/2020, que entrará em vigor dia 15 de janeiro de 2021, o Estado de São Paulo passa a considerar benefício fiscal alíquota fixada em patamar inferior a 18%.

Alteração dos parâmetros fiscais das operações

Se a sua empresa realiza operações com mercadorias relacionadas no Art. 53-A e 54 do Regulamento do ICMS, fique atento para alterar os parâmetros fiscais das operações,conforme demonstrado na tabela acima.

A sua empresa calcula ICMS menor que 18%? Considerando que imposto está embutido no preço da mercadoria, consumidores já temem aumento!

Esta medida atinge diversos setores da economia! Mas atenção, o Ajuste Fiscal não se restringe apenas ao Decreto nº 65.253/2020! Fique atento ao Decreto nº 65.254/2020, que prevê redução significativa de diversos benefícios fiscais relacionados no Anexo I (Isenção); Anexo II (Redução de Base de Cálculo ) e Anexo III (Crédito Outorgado), ambos do regulamento do ICMS do Estado de São Paulo.

atenção

Caso identifique qualquer cobrança indevida em seu cartão de crédito, atribuída ao nome da CONFIS CONTABILIDADE, e que não tenha sido realizada por você em nosso site, solicitamos que entre em contato imediatamente com a operadora do seu cartão para contestar a cobrança.

Informamos que fomos vítimas de uma invasão em nossos sistemas, com comprometimento de dados e senhas, e que terceiros estão utilizando indevidamente o nome da nossa empresa.

Reforçamos que a CONFIS CONTABILIDADE não autoriza, reconhece ou realiza cobranças sem o devido consentimento do cliente.

Em caso de dúvidas ou para obter apoio na confirmação junto à operadora, estamos à disposição por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.

Agradecemos a compreensão e colaboração.

Atenciosamente,
Equipe CONFIS CONTABILIDADE