Segurados do INSS podem ser dispensados da prova de vida

De acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 2.466, de 2020, a obrigatoriedade da prova de vida poderá ser dispensada para aqueles segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que utilizam a biometria nas instituições bancárias, além de permitir que a autarquia faça uma consulta junto à Receita Federal antes de efetivar a suspensão do pagamento.

O texto em trâmite na Câmara dos Deputados promove uma alteração na Lei Orgânica da Seguridade Social, porém, normalmente a regra que dispõe sobre a concessão dos benefícios previdenciários exige que o cidadão realize a prova de vida nos bancos, seja através da biometria ou outro processo que possa garantir a identificação pessoal.

“Proponho que a prova de vida para o INSS seja feita pela instituição financeira no momento em que a pessoa recebe o benefício com o uso da impressão digital, o que comprova que ela está viva”, explicou a autora do PL, a deputada Norma Ayub (DEM-ES).

Tramitação

Atualmente, a proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões competentes como a de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Designed by @olly / Freepik

atenção

Caso identifique qualquer cobrança indevida em seu cartão de crédito, atribuída ao nome da CONFIS CONTABILIDADE, e que não tenha sido realizada por você em nosso site, solicitamos que entre em contato imediatamente com a operadora do seu cartão para contestar a cobrança.

Informamos que fomos vítimas de uma invasão em nossos sistemas, com comprometimento de dados e senhas, e que terceiros estão utilizando indevidamente o nome da nossa empresa.

Reforçamos que a CONFIS CONTABILIDADE não autoriza, reconhece ou realiza cobranças sem o devido consentimento do cliente.

Em caso de dúvidas ou para obter apoio na confirmação junto à operadora, estamos à disposição por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.

Agradecemos a compreensão e colaboração.

Atenciosamente,
Equipe CONFIS CONTABILIDADE